A rede de esgoto tem causado incômodo para moradores de seis bairros de Santa Maria. Os principais problemas são os vazamentos, que em alguns casos até invadem casas, e o mau cheiro, causado pela exposição do líquido.
Seção "Tem Conserto?" recebe denúncias online de problemas em bairros de Santa Maria
Na Rua Rio Jacuí, localizada na Vila Sete de Dezembro, no bairro Nova Santa Marta, os esgotos pluvial e cloacal escorrem pela rua e se misturam, causando um mau cheiro terrível. A situação já perdura por, pelo menos, dois anos. A doméstica Maria Rita Dias, moradora do local, conta que os vizinhos já fizeram diversos protocolos na prefeitura, mas os pedidos de conserto nunca são atendidos.
Confira a página especial do "Tem Conserto?"
Era um esgoto bom, mas um vizinho começou a lavar um caminhão, que tinha areia e argamassa, e aí a rede entupiu. A Corsan esteve aqui, mas disse que a responsabilidade é da prefeitura. Já abrimos uns cinco ou seis protocolos na prefeitura, mas não temos retorno, e o problema vai ficando. É horrível relata Maria Rita.Leia todas as notícias da seção "Tem Conserto?"
A doméstica não é a única a enfrentar a burocracia dos protocolos. O funcionário público Rogério Quadros reclama do esgoto que corre a céu aberto em frente à Casa de Saúde, na Rua Ary Lagranha Domingues, no bairro Perpétuo Socorro. Segundo ele, o problema começou antes mesmo da atual gestão assumir a prefeitura. Em dias de chuva, só piora: pátios de casas próximas são invadidos pela água . Começou com uma água suja escorrendo pela rua e agora está terrível. Já reclamamos na prefeitura e nunca obtivemos qualquer retorno. Estamos cansados de reclamar. Em um dia de chuva, o esgoto entrou no meu pátio e eu tive móveis e pisos da minha casa danificados. Diante disso, resolvi abrir processo contra a prefeitura porque o cheiro é insuportável conta Quadros.
Foto: Maria Rita Dias / Arquivo Pessoal
Para cada tipo de esgoto, uma solução
As redes de esgoto são de responsabilidade de dois órgãos públicos: a C"